Com a nova reestruturação que está sendo estudada pelo governo federal, cerca de 70 escritórios regionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) serão fechados em todo o país. A medida ainda não foi anunciada oficialmente, mas já está em andamento no Paraná, onde serão atingidas as bases avançadas de Cascavel, no Oeste do estado, e de Londrina, no Norte. Permanecem em atividade as representações de Curitiba, Paranaguá, União da Vitória e Foz do Iguaçu.
O superintendente do Ibama no estado, Hélio Sydol, garante que as desativações não prejudicarão as atividades de fiscalização e de informação à população. "A partir do momento em que os órgãos estaduais e municipais, neste caso voltados à proteção do meio ambiente, como as secretarias e a Força Verde, se consolidam no interior do país, a presença dos órgãos federais já não se justifica e a União passa a exercer exclusivamente aquilo que lhe compete." Sydol lembra ainda que parte dos serviços está disponível no site www.ibama.gov.br.
Os cinco servidores lotados em Londrina e os dois de Cascavel poderão ser removidos para Brasília ou Curitiba ou transferidos para outros órgãos. O processo de desativação dos escritórios deve ser concluído no prazo de 30 dias. A última grande reestruturação do Ibama foi feita em agosto de 2007, quando a administração dos parques nacionais e o desenvolvimento de pesquisas passou a ser de responsabilidade do recém-criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora