Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) recolhem, nesta segunda-feira (18), cerca de 50 animais do Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit), na Região Metropolitana do Rio. De acordo com o Ibama, após uma vistoria técnica, foi constatado que os animais estão em recintos inadequados. No entanto, a diretora da instituição, Giselda Candiotto, alega que está apenas com os relatórios de 2008 e 2009 (de entrada, saída, estado de saúde e óbito dos animais) atrasados.
De acordo com o Ibama, o Zoonit não cumpriu os itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de novos recintos. Giselda diz que as obras estão em andamento, mas que por falta de recursos, precisa de mais tempo para concluir o trabalho. O Ibama informou também que esta é a segunda vez que animais são recolhidos da instituição.
"Já fizemos 70% das obras. Mas todos sabem que temos dificuldade para obter recursos. Por isso, vamos pedir na Justiça um prazo maior para concluir os 30% do trabalho restante. O Ibama quer tirar os animais do Zoonit para levar para outros zoológicos em outros municípios. E só se interessam por animais mais raros, que atraem o público, como a ararajuba e a tartaruga da Amazônia", disse Giselda.
O advogado do Zoonit, Dídimo Monteiro, informou que também vai entrar com um pedido na Justiça Federal para quer seja concedido um prazo maior para que a direção possa concluir os relatórios sobre a situação dos 520 animais abrigados no local.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião