Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
CCJ do Senado

IBDR critica decisão de Alcolumbre de não pautar indicação de Mendonça ao STF

IBDR critica decisão de Alcolumbre de não pautar indicação de Mendonça ao STF
IBDR pede que Senado paute indicação de Mendonça ao STF (Foto: Alan Santos/PR)

Ouça este conteúdo

O Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR) divulgou nota pública em que demonstrou preocupação pelo fato de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ter afirmado que não irá pautar a indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). A entidade pede que o Senado siga os trâmites previstos no regime interno da Casa, pois é o que determina o processo democrático. Leia a nota íntegra no fim da matéria.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

“Não pode um só Senador, em uso indevido de suas atribuições, trancar uma pauta que pertence à instituição, e não menos importante, à toda a sociedade. As tensões entre os Poderes Executivo e Judiciário não guardam relação com o trâmite, e a Corte Constitucional não pode permanecer desfalcada por imbróglios políticos”, diz a nota.

Alcolumbre afirmou que "não há mais clima" para pautar a indicação de Mendonça ao STF depois que o presidente Jair Bolsonaro apresentou o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

“A quebra na tramitação por motivos alheios ao Senado é prejudicial à democracia. É também contraproducente ao funcionamento da mais importante Corte do país, ao passo que os processos sob a relatoria do ex-ministro Marco Aurélio se encontram parados, e, por conseguinte, a Justiça resta sonegada às partes envolvidas nessas ações”, destaca a entidade.

A nota é assinada pelo presidente do IBDR, Thiago Rafael Vieira, e pelo presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Davi Charles Gomes.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.