Rio de Janeiro - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai dar início ao Censo Demográfico 2010 no próximo domingo. Uma campanha publicitária chamada "Você responde, o Brasil corresponde" vai informar a população sobre a importância da pesquisa e de responder corretamente às perguntas dos recenseadores. Até outubro serão visitados 58 milhões de domicílios do país. A divulgação dos dados está prevista para começar em novembro e se estenderá até 2011.
Por meio de licitação pública, o IBGE selecionou a agência Youg & Rubicam para a elaborar a campanha. As peças para jornal, revista e televisão custaram R$ 30 milhões do orçamento de R$ 1,6 bilhão destinado para o censo.
De acordo com o IBGE, para identificar os recenseadores, os entrevistados devem prestar atenção ao crachá, boné e um pequeno computador de mão de cor azul. Em caso de dúvida, é possível confirmar a matrícula do recenseador pelo telefone 0800-721-8181.
Nesta edição do censo, o entrevistado pode responder às perguntas pela internet. A opção só estará disponível depois que o morador receber a visita do recenseador, que lhe passará os códigos de acesso ao questionário.
Além das campanhas publicitárias, para mobilizar a população, o IBGE conta com o auxílio das Comissões Censitárias Estaduais e Municipais, formadas por representantes do instituto, lideranças comunitárias e entidades representativas da sociedade civil.