O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União uma série de tabelas com as áreas atualizadas dos estados e municípios brasileiros. Em alguns casos, os valores foram ajustados nos últimos anos, seja pela incorporação de novas áreas, no caso dos estados, ou devido às revisões na demarcação feita pelo próprio instituto.
O Paraná, por exemplo, com a revisão "perdeu" sete quilômetros quadrados (km²) - em 2010, a área oficial do estado era de 199.314 quilômetros quadrados, número que foi atualizado para 199.307 quilômetros quadrados na nova relação do IBGE. Curitiba permaneceu com a mesma área, de 435,036 quilômetros quadrados.
De acordo com a portaria do IBGE, o Brasil tem 8.515.767,049 quilômetros quadrados. Com sua extensão, é o quinto maior país do mundo em área territorial. O tamanho é cerca de metade dos 17 milhões de quilômetros quadrados da Rússia, o maior país em extensão territorial do mundo, e mais de 19 milhões de vezes superior à área do Vaticano, o menor país de todos.
O maior estado brasileiro continua sendo o Amazonas, com 1.559.159,148 quilômetros quadrados, que supera em território as regiões Sul e Sudeste somadas. Com sua área, o Amazonas seria maior que os países da América do Sul e da Europa, com exceção da Argentina e da Rússia, além do Brasil. Se fosse um país, o estado seria um dos 20 maiores do mundo em extensão territorial.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião