O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, afirmou, durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16), que o órgão vai realizar um processo seletivo para contratar dois mil novos recenseadores para São Paulo, Paraná e Santa Catarina. As vagas disponíveis não foram preenchidas. A medida foi tomada para não atrasar a coleta de dados.
Para o Paraná, são 156 vagas disponíveis, sendo que 10 são destinadas para portadores de necessidades especiais, na maioria para municípios da região metropolitana. Em Colombo, há 90 vagas. As outras cidades que estão com recenseadores em falta são Almirante Tamandaré (49), Campo Magro (9), Campina Grande do Sul (7) e Anglo (1), que fica na região Norte.
A assessoria de imprensa do órgão no Paraná informou que ainda não há uma data definida para o processo seletivo, que seria simplificado. O candidato teria de comprovar a escolaridade e passar por um treinamento para estar habilitado para o trabalho. No Paraná, atuam 11.162 recenseadores.
Depois de identificar a quantidade de vagas, o IBGE vai analisar se há a possibilidade de remanejar alguns recenseadores para cidades vizinhas. De acordo com a assessoria de imprensa, como a coleta de dados está sendo realizada rapidamente, é possível que alguns recenseadores façam o trabalho nas cidades próximas. Com isso, o número de vagas seria reduzido.
Balanço parcial
Dos 314 mil setores censitários, 134 mil (42%) já enviaram informações para o Censo 2010 e 5742 (2%) já foram concluídos, informou o instituto. A partir de 29 de agosto, o IBGE disponibilizará na internet o acompanhamento da coleta dos dados.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora