Rio de Janeiro - O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou ontem pesquisa que traçará o perfil das condições de vida do estudante brasileiro. A Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) será aplicada para 70 mil jovens que estão cursando a 8ª série ou o 9º ano do ensino fundamental, em 1.507 escolas selecionadas a partir do cadastro do MEC (Ministério da Educação).
"A partir do resultado desse levantamento políticas serão traçadas (nas áreas de violência, segurança, alimentação, sexo, consumo de álcool e drogas)", disse a coordenadora da pesquisa, Maria Isabel Fernandes.
Com o objetivo de monitorar os fatores de risco entre os adolescentes, a Pense foi desenvolvida pela coordenação de doenças e agravos não transmissíveis do Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora do levantamento, a meta é focar a pesquisa em jovens da faixa etária de 13 a 15 anos.
O questionário tem 104 perguntas, mas o aluno pode pular as questões que não quiser responder. Na questão sobre uso de drogas, por exemplo, os pesquisadores perguntam quantas vezes nos últimos 30 dias o jovem usou drogas como maconha, cocaína, ecstasy e outras.
O início da coleta começou ontem no Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí. Hoje, os dados começam a ser levantados na Bahia e Espírito Santo. Amanhã será a vez de Tocantins e na próxima segunda-feira, São Paulo. Os outros estados serão avaliados a partir do dia 10 de abril. A previsão é que a coleta de dados seja encerrada no dia 15 de junho e o resultado final seja divulgado em dezembro deste ano.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião