• Carregando...

São Paulo – A realização ou não de segundo turno das eleições para a Presidência da República vai depender dos indecisos. Pelo menos é isso o que mostram as últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha, divulgadas ontem à noite pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

No Ibope, pela primeira vez, a taxa de votos válidos em Lula ficou abaixo da de seus adversários. Com isso, existe a possibilidade de a eleição ser definida no segundo turno. Lula tem 49% dos votos válidos – excluindo brancos, nulos e indecisos –, contra 51% dos demais adversários juntos.

De acordo com o levantamento, Lula se mantém à frente na disputa pela corrida presidencial com 45% das intenções de voto, contra 48% na pesquisa anterior – divulgada dia 27.

O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece em seguida, com 34% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, o tucano tinha 32%. Em votos válidos, ele tem 37%. A senadora Heloísa Helena (PSol) se manteve estável em 8% – mesmo porcentual da pesquisa anterior. Em votos válidos, ela tem 9%. Cristovam Buarque (PDT) se manteve com 2% das intenções de voto. Em votos válidos, tem 3%. Ana Maria Rangel (PRP), Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) não pontuaram.

No Datafolha, ao contrário do que indicavam os números dos levantamentos anteriores, não é mais possível cravar com certeza se Lula será reeleito no primeiro turno ou se o pleito será decidido numa segunda etapa. O candidato do PT tem 50% dos votos válidos, mesmo porcentual dos demais adversários do petista. Com isso, a vantagem sobre os concorrentes não existe mais e não é mais possível prever se Lula consegue se reeleger no primeiro turno. É que considerando a margem de erro, de dois pontos para mais ou para menos, o porcentual de votos válidos de Lula varia de 48% a 52% – na taxa mínima, a eleição iria para o segundo turno.

Na pesquisa anterior, Lula aparecia com a possibilidade de vencer no primeiro turno, com 53% dos votos válidos.

Na pesquisa divulgada ontem, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, aparece em seguida, com 38% dos votos válidos – ele tinha 35% anteriormente.

Em intenções de voto, a taxa de Lula caiu de 49% para 46% entre quarta-feira e a nova pesquisa. A taxa de intenção de voto em Alckmin oscilou de 33% para 35%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]