Está internada desde a última quinta-feira no Hospital Central da Aeronáutica uma idosa com suspeita de ter contraído a gripe aviária em uma viagem à Índia. Essa foi a primeira notificação do tipo no estado do Rio, e a quinta no Brasil.
Amostras do sangue da paciente foram encaminhadas ontem para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que fará os exames para confirmar ou descartar a hipótese de a doença ter chegado ao país.
Médicos do hospital e técnicos da Secretaria estadual de Saúde e do Ministério da Saúde consideram remota a possibilidade de a mulher de 87 anos ser vítima da gripe aviária. A idosa, que é diabética mas não faz controle dos níveis de glicose, chegou da Índia há cerca de uma semana e começou a ter dificuldades para respirar no domingo.
- O quadro evoluiu para uma pneumonia grave. Como havia o relato da viagem à Índia, fizemos a notificação seguindo o protocolo. Mas temos que levar em consideração que é uma paciente idosa, diabética e que acabava de fazer uma viagem de 25 horas de avião - disse o tenente-médico Rogério Cotrim Martino, do Hospital da Aeronáutica:
- Além disso, na Índia não há nenhum caso comprovado da doença em humanos, apenas em aves.
Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a paciente não teve acesso a feiras com animais vivos ou abatedouros durante sua estadia na Índia. A idosa, cujo nome não foi revelado, está isolada dos demais pacientes na UTI do hospital do Rio Comprido. Sedada, ela respira com a ajuda de aparelhos e se alimenta por sonda. Seu estado é considerado muito grave.
A secretaria não tem previsão de quando os exames da Fiocruz ficarão prontos. No último dia 10, quatro pessoas foram internadas no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília, com suspeita de terem contraído a doença.
Três delas - dois homens e uma mulher - eram da mesma família. Todos haviam chegado de uma viagem à China, com escala na África do Sul, e tinham febre, dor no peito e sintomas de gripe. A hipótese foi descartada dois dias depois, após terem sido feitos exames no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião