Vídeoaula
Universidade reforça ação de combate à doença
Cento e cinquenta mil alunos da Unopar (Universidade Norte do Paraná), com sede em Londrina, na modalidade ensino a distância (EAD) passaram a receber, a partir de ontem, orientações via satélite para entrar na luta contra o mosquito transmissor. Das mais de 400 cidades que recebem aulas ao vivo da Unopar, 64 estão em situação de alerta e 11 estão em risco de surto, segundo o Ministério da Saúde. Pelas teleaulas haverá transmissão de informações sobre o combate à dengue e apresentação de vídeos educativos do ministério. Segundo a pró-reitora Sônia França, os alunos presenciais e de EAD serão estimulados a realizar projetos de extensão voltados para o combate ao mosquito Aedes aegypti e mutirões para informar e orientar suas comunidades.
As duas novas vítimas da dengue no estado sofreram o tipo mais grave da doença, a hemorrágica. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), elas morreram nos dias 3 e 17 de fevereiro em Jacarezinho, no Norte do estado. A confirmação oficial veio por meio do resultado de um exame feito no Laboratório Central do Estado (Lacen).
De acordo com o boletim da Sesa, as mortes são de uma mulher de 27 anos e de um homem de 82 anos. Simone da Silva Diniz foi internada no dia 2 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia com fortes sintomas da doença. Menos de 24 horas depois a vítima faleceu. Simone era casada e tinha uma filha de 4 anos.
A identidade do homem não foi revelada. No dia 17, ele deu entrada no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas da doença. Durante o dia, o estado de saúde do paciente se agravou, culminando com a internação na UTI por volta das 20 horas. Menos de 12 horas depois ele faleceu.
Além das duas mortes, a Secretaria Municipal de Saúde informou que há suspeita de pelo menos mais um óbito por dengue hemorrágica. Trata-se de uma mulher de 46 anos. Os exames ainda não foram concluídos.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora