As pessoas com mais de 60 anos que ainda não se vacinaram contra a gripe têm até esta sexta-feira para se imunizar. No Paraná, a dose pode ser tomada em qualquer posto de saúde até as 17 horas. (Clique aqui para ver a relação das unidades de saúde de Curitiba)
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que estuda a possibilidade de prorrogar a campanha, mas que orienta o público-alvo a procurar se imunizar ainda nesta sexta-feira, já que a prorrogação ainda não está confirmada.
Na capital paranaense, segundo o Banco de dados do Sistema Único de Saúde (DataSUS), até a quinta-feira (7), 140.005 pessoas maiores de 60 anos da cidade já estavam protegidas contra a doença, o que representa 73,02% dos 191.740 idosos residentes na capital paranaense. Para o Ministério da Saúde (MS), a campanha será considerada satisfatória onde forem vacinados pelo menos 80% dos idosos.
A vacina é gratuita e aplicada no braço. Segundo o MS, a dose é considerada indispensável para os idosos porque a gripe pode evoluir para doenças graves do aparelho respiratório, quando não tratada adequadamente.
Efeito
A dose contra a gripe demora entre 10 a 15 dias para começar a fazer efeito. Por isso, a recomendação era que tomar a vacina o quanto antes, para prevenir os casos de gripe no período de inverno, quando a temperatura cai e favorece as doenças. A dose de vacina deve ser aplicada todos os anos, porque o vírus da influenza, que causa a gripe, passa por uma contínua transformação e pode ficar mais resistente a cada ano. Em 2008, a cobertura vacinal de idosos em Curitiba atingiu 93,8%, o equivalente a 146.002 pessoas.
Paraná
A campanha começou no dia 25 de abril e, desde então, aproximadamente 60% dos paranaenses com mais de 60 anos 667.490 pessoas já foram imunizados. A cobertura alcançada pelo Paraná é maior que a média nacional, que está em 55%.
Os municípios de Matinhos, Lapa, Pien, Tunas do Paraná, Fernando Pinheiro, Rio Bonito do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Santo Antônio do Paraíso e Imbaú, já imunizaram 100% dos idosos contra gripe.
Na cidade de Imbituva a cobertura vacinal chegou a 99,39% das pessoas com mais de 60 anos. Em Quatro Barras e Flórida esta média foi de 94%, Campina Grande do Sul e Altamira do Paraná alcançaram 91% dos idosos; e Goioxim 90,28%.
Em Maringá, foram imunizados 57,12% do total de habitantes acima de 60 anos; em Umuarama 57,75%; em Cascavel 55,60%; e em Londrina 50,95%.
Vaccari, Duque e Cabral estão na fila do STF para se livrar de condenações
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
EUA derrotam progressistas e mandam alerta para Lula e o PT
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião