Operação Sinapse
No último dia 9 de agosto, a PF desarticulou um esquema que teria desviado R$ 6,6 milhões do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). No total, 18 pessoas foram presas na Operação Sinapse entre elas, 3 professores da unidade e 15 funcionários de duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).
Devido à operação, o reitor do IFPR Irineu Mário Colombo foi afastado temporariamente desde o dia 12 de agosto da função devido a pedido da Justiça Federal. Além disso, o ex-reitor da entidade Alípio Leal (que ocupava atualmente o cargo de secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) foi exonerado no dia 9 de agosto pelo governador Beto Richa.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) vai retomar parte das aulas para os alunos de educação à distância no dia 7 de outubro e o restante apenas em fevereiro de 2014. A informação foi repassada nesta terça-feira (10) depois de uma reunião do conselho da entidade nesta segunda-feira (9). A princípio serão concluídos no prazo previsto inicialmente apenas os cursos que estão na fase final que dependem de poucas aulas, prova final presencial e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As aulas do setor de educação a distância estão suspensas desde o dia 21 de agosto, depois que a Polícia Federal (PF) deflagrou uma investigação sobre irregularidades na gestão de recursos públicos entre 2009 e 2011. A chamada Operação Sinapse motivou a demissão de cerca de 170 funcionários de uma das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) que prestavam serviço ao IFPR. Estes atuavam principalmente no desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do instituto.
A princípio, a direção do Instituto Federal do Paraná havia suspenso as aulas dos 30 mil alunos à distância por 15 dias. Na reunião desta segunda (9), o retorno foi adiado e as novas datas foram definidas. Em nota, o instituto diz que assim pretende "minimizar os prejuízos causados pela inevitável suspensão das aulas no âmbito do ensino à distância enquanto estão sendo tomadas medidas para regularização do atendimento." Novo calendário
Conforme o IFPR, os cursos que tem mais de 85% das aulas dadas terão retorno em outubro. São eles: Técnicos em Pesca, Aquicultura, Secretariado, Eventos, Logística, Meio Ambiente e Serviços Públicos, além dos cursos de Pós-Graduação em Agroecologia, para Gestores da Rede Estadual, em Gestão Pública (Turma 1) e Curso de Tecnologia em Gestão Pública.
Já os cursos em andamento pela modalidade "Profuncionário" serão retomados em 7 de outubro de 2013. Estes serão ministrados por meio de uma parceria firmada com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A previsão de término desses cursos é junho de 2014.
Para todos os outros cursos, as aulas continuam canceladas até fevereiro de 2014. Além disso, os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Reabilitação de Dependentes Químicos e Administração, apesar de estarem em fase intermediária, serão suspensos e retomados também em fevereiro de 2014. O instituto informa que trabalha para que o término dos cursos não seja tão diferente do previsto inicialmente.
Para saber mais sobre o novo calendário, acesse o site do IFPR.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora