Personagens e cenários virtuais em três dimensões, construídos por computação gráfica. Essa foi a linguagem escolhida pelo pastor Paulo Davi e Silva, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, para a Cantata de Natal de 2005. Cerca de 500 voluntários estão envolvidos no espetáculo de teatro musicado, o Nataleluia, que vai contar com o acompanhamento de uma orquestra e de um coral. "Procuramos sempre contextualizar os temas natalinos e este ano resolvemos utilizar a tecnologia para demonstrar que é possível evoluir sem abrir mão dos princípios da fé", comenta o pastor e coordenador geral do projeto.
Realizado desde 1994, o Nataleluia deste ano tem um significado especial para os participantes. O idealizador do espetáculo, pastor Marcílio de Oliveira Filho, morreu mês passado. "Temos a grande responsabilidade de continuar o que ele iniciou", lembra o pastor Paulo.
A Cantata começou com apresentações para um público pequeno, mas cresceu e a comunidade sentiu necessidade de levá-la para um auditório maior. As obras do novo templo foram concluídas em 2003 e o espaço tem capacidade para cinco mil pessoas. As apresentações lotam tanto que o número de sessões vai aumentar de três para quatro dias. A estréia está prevista para o dia 17 de dezembro, com apresentações nos dias 22, 23 e 25. Os ensaios já começaram. (AA)