A Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chega a sua 50ª edição de olho nos jovens. Lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas (13), data que marca o início da Quaresma, a campanha vem com o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8). A ideia é reforçar a necessidade de conexão com os jovens -- no ano em que o Brasil será sede da Jornada Mundial da Juventude.

CARREGANDO :)

O lançamento oficial em Curitiba foi feito durante missa celebrada pelo Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, da Arquidiocese de Curitiba, na Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Renúncia de Bento XVI

Publicidade

Para Dom Moacyr, lançamento da campanha ocorre em um momento delicado para a Igreja Católica, com a renúncia do Papa Bento XVI. "Precisamos unir forças, rezarmos nesse momento delicado, mas com a certeza de que a Igreja caminha e de que outro Papa virá e a missão de Pedro continua", diz.

Ainda de acordo com o Arcebispo, o tema escolhido para a campanha deste ano tem relação com a força da juventude. "O jovem tem um potencial muito forte, valores e entusiasmo e a Igreja conta com esse espírito novo que ele traz para a própria igreja, a comunidade e a sociedade", diz.

A renúncia do Papa, embora tenha surpreendido fieis em todo o mundo, deve ser assimilada como um exemplo de humildade e simplicidade, na opinião de Dom Moacyr. O ato também não enfraquece a Jornada Mundial da Juventude, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, em julho deste ano. "O testemunho de um Papa que renunciou para o bem da igreja é um testemunho muito forte para o jovem. Que esse exemplo sirva também para políticos agarrados ao poder, para que saibam reconhecer o momento em que não podem mais continuar e deem espaço para que outros possam assumir", diz.