Tomazina Com a conclusão da restauração das pinturas de arte sacra no teto da Igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a paróquia de Tomazina, no Norte Pioneiro, espera aumentar o número de visitantes ao templo. A restauração, que foi iniciada em janeiro do ano passado, foi concluída este mês, com uma grande festa promovida no último dia 12.
Agora, a intenção é desenvolver o turismo religioso na região, atraindo fiéis de todo o Brasil para ver uma das três únicas relíquias de santos existentes no país. O templo guarda o crânio e os ossos de Santo Inocêncio, religioso que viveu no século III e que enfrentou a perseguição do império romano até ser decapitado.
A paróquia foi instalada em Tomazina pelos freis capuchinhos em 1886 e é a segunda matriz mais antiga do Norte Pioneiro. No teto, painéis criados pelo pintor alemão Paulo Korhl, em 1952, retratam, entre outras cenas religiosas, a assunção de Nossa Senhora e a fuga do povo de Israel para o Egito. A pintura decorativa e de estilo realista se conjuga à arquitetura romântica da igreja, o que faz do espaço um dos mais belos templos religiosos do interior do Paraná.
De acordo com o padre Antônio Marcos de Depazzoli, um dos párocos da comunidade, a restauração teve de ser feita porque ao longo dos anos a pintura foi danificada pelo surgimento de infiltrações e rachaduras em toda a superfície. "Foi então que, em janeiro de 2004, iniciou-se o trabalho", explica o padre.
A recuperação da obra foi realizada pelo artista plástico Mauro Fernando Andreati, um profissional com mais de 30 anos de experiência na restauração de monumentos históricos. "No trabalho, o artista, além de restaurar, ainda enriqueceu os detalhes da pintura e concebeu lustres estilizados para dar mais beleza à nossa igreja", observa o padre Ivan Pedro de Oliveira, outro pároco local.
Construída em 1926, a Igreja Nossa Senhora da Conceição teve a sua restauração viabilizada por meio de uma campanha organizada pela própria paróquia e pela Irmandade de Santo Inocêncio. Todo o trabalho custou R$ 60 mil. "Mas a comunidade também ajudou, aumentando as ofertas do dízimo", detalha o padre Depazolli.
Atualmente a igreja, que tem capacidade para 350 pessoas, já não tem mais orientação espiritual dos capuchinhos. Desde os anos 90, a paróquia é liderada por padres diocesanos da Cúria de Jacarezinho. O templo recebe por mês cerca de 500 visitantes, mas tem capacidade para atender um número, pelo menos, quatro vezes maior.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião