Em uma parceria inédita entre o Ministério da Saúde e a Igreja Católica representada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Curitiba passou a ser, desde ontem, a primeira capital brasileira a realizar a Campanha Nacional de Incentivo ao Teste para HIV.
O lançamento da campanha "Declare Seu Amor por Você" foi feito na manhã de ontem, em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes. Um ônibus da Pastoral da Aids, com profissionais da saúde, vai percorrer as paróquias paranaenses para que as pessoas possam fazer os testes.
Segundo o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti, os padres vão conversar com os fiéis para conscientizá-los de que muitas pessoas desconhecem que são portadoras do vírus. O diagnóstico precoce, por meio da sensibilização comunitária, será feito também pelos agentes pastorais da Saúde, da Criança e da Aids. A orientação é que nas igrejas isso aconteça em todas as celebrações, ressaltou.
De acordo com a coordenação municipal do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, a cada mês Curitiba realiza cerca de 4 mil exames para diagnóstico da doença. Cerca de 1% é positivo para HIV.
Dados do Ministério da Saúde de 2008 mostram que cerca de 60% da população brasileira nunca fez o teste. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, de 2003 a 2006, 43,7% dos pacientes soropositivos que chegaram aos serviços de saúde já apresentavam deficiência imunológica ou quadro clínico de sintomas da aids. Desse total, 28,7% evoluíram para quadro clínico mais grave e morreram no início do tratamento. Atualmente, são cerca de 630 mil pessoas vivendo com HIV e aids no país. Estima-se que 225 mil delas sejam portadoras do HIV e desconheçam sua condição sorológica.