A Igreja Católica lançou neste sábado (12), no Recife, o Disque Solidariedade Microcefalia. O canal busca cadastrar voluntários que queiram ajudar famílias cujos bebês nasceram com a má-formação neurológica e gestantes que já tiveram o diagnóstico da doença confirmado no feto.
Pessoas maiores de idade poderão ligar para os telefones (81) 3204-1373 e (81) 99693-9018, fornecidos pela Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e entrar na lista de voluntários. Posteriormente, elas serão capacitadas para dar suporte às famílias. A primeira formação começará nesta segunda-feira (14).
Leia mais: Tratamento de crianças com microcefalia custa até R$ 5 mil por mês
“Os voluntários serão capacitados para primeiramente identificar quais as necessidades mais urgentes das famílias e, em seguida, encontrar a melhor maneira de dar suporte, pensando sempre no melhor para a criança”, afirmou Vandson Holanda, biomédico e coordenador da Pastoral.
Holanda explica que a ideia não é nem dar dinheiro nem substituir o papel do Estado, mas atuar onde hoje a presença do poder público é falha. “A preocupação do governo é com a atenção à saúde, mas e a questão social? Quem cuida dos outros filhos dessa família? Como essa família se sustenta? É aí que vamos atuar”, disse.
Leia mais: Perguntas e respostas sobre o zika vírus e o pernilongo comum
Por enquanto o serviço ficará restrito ao Recife, capital do estado e epicentro da epidemia. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, divulgado dia 8 de março, 1.722 casos de microcefalia foram notificados e 241 confirmados. A doença pode estar relacionada com a epidemia de zika, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, na região.
Como a Pastoral abrange todo o estado de Pernambuco e também Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, a expectativa é de que até abril o serviço esteja disponível nos quatro estados. “Vamos formar multiplicadores a medida que as demandas forem surgindo. Precisaremos do apoio de entidades, empresas e pessoas de qualquer religião que possam prestar algum serviço em parceria conosco em prol dessas famílias”, afirmou Holanda.
O Disque Solidariedade Microcefalia funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião