Amanhã, o país comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Em Curitiba e região metropolitana, diversas paróquias farão missas especiais e procissões em homenagem à santa. "Não dá para calcular o número de pessoas que visitam a imagem. Os fiéis passam o dia entrando e saindo da igreja", conta o padre Pedro Renato Carlesso, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Seminário, dando uma amostra da devoção.

CARREGANDO :)

A história de Nossa Senhora Aparecida, aceita pela Igreja, é conhecida por muitos brasileiros, católicos ou não. Em 1717, o governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, D. Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).

Os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves foram convocados para trazer peixes ao governador e saíram para pescar no Rio Paraíba. Depois de muitas tentativas sem encontrar peixes, chegaram ao Porto Itaguaçu. João Alves lançou a rede e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Publicidade