Esta semana, denúncias de exploração sexual de crianças e tráfico de pessoas menores de idade na Ilha do Marajó, no Pará, voltaram ao noticiário após a repercussão de uma música da cantora Aymeê intitulada “Evangelho de fariseus”.
O tema ganhou repercussão nacional pela primeira vez em 2022 através de denúncias feitas pela então ministra dos Direitos Humanos e atual senadora, Damares Alves (Republicanos-DF). Na época, Damares foi alvo de ataques de políticos e artistas que tentaram descredibilizar as denúncias.
Após a viralização do vídeo de Damares denunciando os supostos crimes, em outubro de 2022, após o primeiro turno das eleições, a apresentadora Xuxa Meneghel divulgou um abaixo-assinado pedindo a cassação do mandato de senadora antes de Damares tomar posse.
A petição também foi endossada pelo apresentador Marcelo Tas, pela atriz Patrícia Pillar e pelo jornalista e escritor Xico Sá. Após os apelos dos famosos, a petição ganhou força e ainda segue ativa na internet com mais de 1 milhão de assinaturas.
Damares também foi alvo de ataques de políticos como o então candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e foi denunciada à Procuradoria-Geral da República (PGR) através de uma notícia-crime apresentada por Erika Hilton, parlamentar do PSOL.
Damares foi acusada de prevaricação e de propagação de informação falsa com fins eleitorais.
Na época, ao conceder entrevista em um podcast, Lula tentou desacreditar as denúncias feitas por Damares e as classificou como “absurdas”.
“É uma coisa tão absurda que na minha cabeça não passa a ideia de que alguém pode falar uma coisa daquela, não é possível”, afirmou o petista ao Flow Podcast.
Nesta quinta-feira (22), após o retorno do tema ao noticiário, o governo Lula disse que “as vivências das populações tradicionais do Marajó não podem ser reduzidas à exploração sexual”.
Como noticiado pela Gazeta do Povo, os casos de prostituição e pedofilia no Marajó são investigados desde 2006.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora