Pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) mostra que a imagem do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está desgastada e que sua atuação não contribui para o processo democrático nacional, mas os governos são considerados os maiores responsáveis pelas invasões de terra. A autoridade governamental foi apontada por 42% dos entrevistados, divididos em 31% pela ação do governo federal e 11% pelo Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária. O MST tem culpa para 16% e os fazendeiros foram responsabilizados em 15% das respostas.
Ainda segundo o Ibope, que ouviu 2.002 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 16 e 20 de fevereiro, 76% consideram que as invasões de terras promovidas pelo MST abalam a democracia brasileira. Segundo o vice-presidente da CNA, Rodolfo Tavares, o resultado mostra que a sociedade percebe que as opiniões divergentes não podem ser removidas à força.
O instituto perguntou aos entrevistados se as ações do MST trazem mais resultados positivos ou negativos para a reforma agrária. Na opinião de 56% dos entrevistados, elas trazem mais resultados negativos do que positivos para o processo, 32% consideram que os resultados são mais positivos do que negativos e 13% não sabem ou não opinaram.
Para 53% dos entrevistados, a polícia deve ser utilizada pelo governo para retirar integrantes do MST quando ocupam propriedades rurais. São contra 41% dos consultados e 6% não opinaram. Ao se analisar os resultados, regionalmente, a região Norte/Centro-Oeste (aglutinadas na pesquisa) se destaca, com 60% afirmando a necessidade de uso da força policial.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião