A imprudência de motoristas que trafegam pelo contorno norte, entre Curitiba e Almirante Tamandaré , provocou 25 acidentes nestes três primeiros meses de 2009. As colisões deixaram 19 feridos e uma pessoa morreu. O tráfego intenso de caminhões no trecho de 21 quilômetros da PR-418, somado ao fator de a pista ser simples no local, faz com que a velocidade seja baixa nos horários de maior movimento, pela manhã e a noite.
Alguns motoristas, para tentar chegar mais cedo ao destino, acabam fazendo manobras arriscadas e executam ultrapassagens pelo acostamento da rodovia. A reportagem do telejornal ParanáTV flagrou vários deles cometendo esse tipo de irregularidade, quando as longas filas de caminhões se formam na estrada.
"Tentando chegar antes eles aumentam o risco com ultrapassagens arriscadas pelo acostamento e queira ou não queira vitimando terceiros que não têm nada a ver com a pressa deles", disse o tenente da PRE Sheldon Vortolin ao ParanáTV.
Em 2007 aconteceram 99 acidentes no contorno norte, com 11 mortos e 82 feridos. No ano passado aumentou o número de acidentes, passou para 120, mas caíram as mortes, duas, e subiram os feridos: 96.