A música "Happy" é um hit mundial do cantor Pharrell Williams, atual sensação do showbizz americano. Com mais de 137 milhões de visualizações no Youtube, o videoclipe oficial da canção é uma exaltação à felicidade com pessoas sorridentes dançando pelas ruas e locais públicos de Los Angeles. Entre elas estão celebridades como o comediante Steve Carrell, o ator Jamie Foxx e o músico brasileiro Sérgio Mendes.
O sucesso de "Happy" inspirou um vídeo gravado pelas ruas do Rio de Janeiro, com o mesmo clima festivo, mas em tom de ironia. Ao som da música de Pharrell Williams, uma jovem dança empolgada na Enseada de Botafogo enquanto, no meio da coreografia, um assaltante rouba seu celular.
Ao ver o taxímetro indicando uma corrida superfaturada em mais de R$ 100, outra mulher começa a jogar dinheiro para o alto dentro de um táxi.
Um jovem negro aparece pelado e amarrado a um poste pelo pescoço, com uma tranca de bicicleta - uma alusão ao episódio registrado no bairro do Flamengo, zona sul carioca, em janeiro passado.
Em todas as situações, os personagens do vídeo mantiveram sempre o sorriso, sem deixar de lado a coreografia.
"Nossa ideia foi manter o clima super feliz da música original, mas, ao mesmo tempo, mencionar as mazelas do Rio", diz o cineasta carioca Marcelo Feijó, 30, que faz parte do grupo de humor "Jeitinho Carioca", que divulga seus videos na internet.
O vídeo mostra ainda um banhista segurando restos de lixo em sua coreografia na praia de Ipanema. Outros dançarinos entram em cena perto das obras do metrô e de endereços polêmicos como a Cidade da Música (projeto municipal criticado por seu alto custo), na Barra da Tijuca, e o Palácio Guanabara (sede do governo estadual, que virou alvo preferencial nos recentes protestos de rua), em Laranjeiras.
"Com a proximidade da Copa, a estratégia de marketing é mostrar que tudo está indo bem. Mas sabemos que tem muita coisa errada. O alto custo da reforma do Maracanã é um exemplo", critica Feijó, que gravou cenas na escadaria do estádio.
O grupo "Jeitinho Carioca" surgiu em 2012 com a publicação de um vídeo que teve mais de 1 milhão de visualizações e trazia uma seleção bem humorada de frases repetidas à exaustão por moradores do Rio, entre elas, "Imagina na Copa!".
Seguindo o bem sucedido modelo do Porta dos Fundos, eles passaram a publicar vídeos semanalmente, sempre às quartas.