Há um ano a população do Alto Maracanã, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba, recebeu um pronto-socorro novo, porém o local não começou a funcionar até hoje. O motivo das portas fechadas estaria em um impasse entre a prefeitura e o governo estadual na compra de equipamentos para o estabelecimento.
A prefeitura de Colombo alegou nesta quinta-feira (2) que a compra dos equipamentos depende de recursos a serem liberados pelo governo. A prefeitura afirma que aguarda a verba desde 2007, quando encaminhou um pedido ao governo. O prefeito J. Camargo (PSC), diz que a secretaria municipal de Saúde já enviou duas vezes uma lista com pedidos de equipamentos, mas ainda não houve nenhuma resposta.
Em nota à reportagem da Gazeta do Povo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que já foram repassados R$ 419 mil em equipamentos para o pronto-socorro do Alto Maracanã, em Colombo. Os recursos são do QualiSUS, programa do governo federal. O programa atendia preferencialmente as capitais, mas, por uma opção da Sesa, o município de Colombo foi incluído no programa.
Entretanto, J. Camargo diz que ainda faltam cerca de R$ 80 mil para a compra dos equipamentos. A Sesa informou que os novos equipamentos serão entregues, e estes já estão em fase final de licitação. Os aparelhos correspondem a menor parcela de todo o montante do que é necessário, como por exemplo, o carro de medicamentos para uso interno nos corredores da unidade. Segundo a Sesa, o município ficou de enviar uma nova lista de equipamentos, cuja possibilidade de repasse será avaliada dentro da programação orçamentária do governo.
Enquanto o novo estabelecimento não sai, uma moradora da região, que preferiu não ser identificada, confirmou a situação do pronto-socorro atual. A moradora afirmou que o local é precário. "Quando passei por lá, nem parecia um pronto-socorro", disse. "Tem sujeira, não há conservação em toda a estrutura", completou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião