O programa Fora dos Autos desta segunda-feira (19) analisa as mensagens de WhatsApp trocadas entre assessores do ministro Alexandre de Moraes, reveladas pela Folha de São Paulo. As mensagens envolvendo juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam irregularidades no inquérito das “Milícias Digitais”.
O programa também aborda a saída da rede social X do Brasil. A conta oficial de Assuntos Governamentais Globais do X anunciou o fechamento do escritório no país. Na publicação, a empresa do bilionário Elon Musk acusa o ministro do STF, Alexandre de Moraes, de ameaçar de prisão os funcionários da empresa no Brasil.
Impeachment de Moraes ganha força após novo vazamento
Após o vazamento de mensagens em uma rede social entre juízes ligados ao ministro Alexandre de Moraes, o impeachment contra o ministro ganha força. O abaixo-assinado promovido pela oposição em favor do impeachment de Moraes ultrapassa 800 mil assinaturas.
A petição destaca as recentes revelações da Folha de São Paulo sobre a atuação do ministro no Tribunal Superior Eleitoral. Segundo as mensagens vazadas, Moraes teria ordenado informalmente à Justiça a produção de relatórios contra apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e comentaristas de direita, para embasar decisões em inquéritos da Corte.
Elon Musk quer retirar o X do Brasil
A conta oficial do X para Assuntos Governamentais anunciou o fechamento do escritório no Brasil, atribuindo a decisão a confrontos com o ministro Alexandre de Moraes, incluindo ameaças de prisão aos funcionários da empresa.
A publicação enfatiza: "Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido atendidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal."
Assista ao Fora dos Autos todas as segundas
O programa Fora dos Autos debate ao vivo o ativismo judicial e seu impacto nas liberdades no Brasil. Com comentários de Deltan Dallagnol e dos advogados Fabiana Barroso e Emerson Grigollette, e apresentação do jornalista Lucas Saba, o programa vai ao ar todas as segundas, às 20h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos Android e iPhone, e no canal do YouTube.
Acesse a Gazeta do Povo para mais informações sobre o que será discutido.