A Receita Federal, por meio de laudos de laboratório, comprovou uma fraude na importação de farinha de trigo que vem da Argentina para o Brasil. Os importadores argentinos trazem trigo como sendo uma pré-mistura para pães, para pagar menos impostos.

CARREGANDO :)

Os fiscais da Receita estão retirando amostras do produto de cada caminhão que vem da Argentina, para verificar se há ou não fraude.

Segundo a reportagem do Paraná TV, as vendas argentinas de pré-mistura para o Brasil dobraram desde 2002, quando o governo baixou o imposto. Vendendo dessa maneira, os produtores argentinos pagam apenas 5%. Para a farinha pura, o imposto é de 20%.

Publicidade

Há dez dias, a Receita Federal passou a exigir exames de laboratório das cargas da pré-mistura, que é uma mescla de farinha de trigo, sal e outros ingredientes, própria para fabricar pão francês.

A Receita Federal já recebeu o resultado dos primeiros exames de laboratório e os laudos comprovaram que, em pelo menos cinco carregamentos, o produto que estava dentro das embalagens não era a mistura para pães, mas sim farinha de trigo e confirmou que os importadores tentaram enganar os fiscais.

Quem vai pagar pela fraude são os importadores. As multas e os impostos representam mais da metade do valor da mercadoria. Os consumidores também devem sentir no bolso, pois a fraude pode provocar um aumento no preço dos derivados do trigo, principalmente do tradicional pãozinho.

Veja como estão os depósitos da Receita Federal, na reportagem do ParanáTV