Passagem entre pistas da Linha Verde: risco de choque entre veículos| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Saldo trágico

Confira o balanço de acidentes no trecho onde está sendo feita a Linha Verde em 2008:

Total de acidentes - 688

Com mortos - 6

Com feridos - 204

Sem vítimas - 478

Atropelamentos - 11

Fonte: Polícia Rodoviária Federal.

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Imprudência e alta velocidade resultaram em sério acidente na manhã de ontem na Linha Verde, em Curitiba. Por volta das 9 horas, perto do Hospital Erasto Gaertner, um Palio tentou fazer uma conversão proibida – e na contramão –, e o veículo que vinha atrás não conseguiu desviar. Depois do choque, o Palio girou duas vezes, atirando para fora uma criança de 8 anos. O menino foi levado em estado gravíssimo ao Hospital Angelina Caron. Operada no início da noite de ontem, a criança perdeu massa encefálica e sofreu fraturas no crânio, correndo sério risco de morrer. Um helicóptero foi acionado para agilizar o atendimento. Outras duas pessoas ficaram feridas com menor gravidade.

Segundo a dona de casa Carmen Parigo, que mora em frente do local da ocorrência, há uma falha na Linha Verde, que não prevê a entrada de veículos para o Erasto Gaertner. "Isso teria evitado a tentativa brusca do motorista", diz, referindo-se à agulha (abertura no canteiro entre duas pistas de mesmo sentido, permitindo que veículos passem de uma para outra) que permite a entrada de carros na pista central da Linha Verde.

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De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde – do quilômetro 130 ao 140 da BR-476 –, as batidas laterais e traseiras – como a do acidente de ontem – dominam as ocorrências, com 240 incidentes registrados em 2008. Com 70 casos, as colisões transversais aparecem em seguida.

Poucos metros antes do incidente, há placas indicando a velocidade de 40 km/h na via. A maior parte dos veículos, porém, desconsidera esse limite. Hoje, a PRF e a Diretran prometem operação especial para monitorar os apressados, com radares móveis. Depois da inauguração, as duas instituições serão responsáveis pela fiscalização na via. Conforme a prefeitura, serão 12 semáforos e 14 radares nos 18 km de extensão (considerando as duas fases da obra).

Passarela

Funcionários e pacientes do Hospital Erasto Gaertner defendem a instalação de passarela no local. "Muitos pacientes, com dificuldades para andar, têm dificuldades para atravessar. Saio correndo para diminuir os riscos", relata a técnica em enfermagem Sirlei Fonseca. "Outro dia, uma senhora passou 40 minutos para cruzar uma das pistas", conta o técnico em eletrônica aposentado Emílio Druszcz, que mora de frente para a via.