Saldo trágico
Confira o balanço de acidentes no trecho onde está sendo feita a Linha Verde em 2008:
Total de acidentes - 688
Com mortos - 6
Com feridos - 204
Sem vítimas - 478
Atropelamentos - 11
Fonte: Polícia Rodoviária Federal.
Imprudência e alta velocidade resultaram em sério acidente na manhã de ontem na Linha Verde, em Curitiba. Por volta das 9 horas, perto do Hospital Erasto Gaertner, um Palio tentou fazer uma conversão proibida e na contramão , e o veículo que vinha atrás não conseguiu desviar. Depois do choque, o Palio girou duas vezes, atirando para fora uma criança de 8 anos. O menino foi levado em estado gravíssimo ao Hospital Angelina Caron. Operada no início da noite de ontem, a criança perdeu massa encefálica e sofreu fraturas no crânio, correndo sério risco de morrer. Um helicóptero foi acionado para agilizar o atendimento. Outras duas pessoas ficaram feridas com menor gravidade.
Segundo a dona de casa Carmen Parigo, que mora em frente do local da ocorrência, há uma falha na Linha Verde, que não prevê a entrada de veículos para o Erasto Gaertner. "Isso teria evitado a tentativa brusca do motorista", diz, referindo-se à agulha (abertura no canteiro entre duas pistas de mesmo sentido, permitindo que veículos passem de uma para outra) que permite a entrada de carros na pista central da Linha Verde.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde do quilômetro 130 ao 140 da BR-476 , as batidas laterais e traseiras como a do acidente de ontem dominam as ocorrências, com 240 incidentes registrados em 2008. Com 70 casos, as colisões transversais aparecem em seguida.
Poucos metros antes do incidente, há placas indicando a velocidade de 40 km/h na via. A maior parte dos veículos, porém, desconsidera esse limite. Hoje, a PRF e a Diretran prometem operação especial para monitorar os apressados, com radares móveis. Depois da inauguração, as duas instituições serão responsáveis pela fiscalização na via. Conforme a prefeitura, serão 12 semáforos e 14 radares nos 18 km de extensão (considerando as duas fases da obra).
Passarela
Funcionários e pacientes do Hospital Erasto Gaertner defendem a instalação de passarela no local. "Muitos pacientes, com dificuldades para andar, têm dificuldades para atravessar. Saio correndo para diminuir os riscos", relata a técnica em enfermagem Sirlei Fonseca. "Outro dia, uma senhora passou 40 minutos para cruzar uma das pistas", conta o técnico em eletrônica aposentado Emílio Druszcz, que mora de frente para a via.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora