Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Público de Porto Alegre, segundo informações do jornal Zero Hora, na noite deste sábado (6), a partir das 20h30. Não havia informações confirmadas sobre vítimas ou feridos até as 23 horas, mas as chamas já haviam sido controladas pelos bombeiros.
O fogo consumiu principalmente a parte superior do prédio e houve registro de explosões, informou a Rádio Gaúcha. De acordo com o Zero Hora, estima-se que pelo menos 30% da construção tenha sido prejudicada. Os bombeiros conseguiram resgatar algumas aves que estavam em gaiolas no local. As ruas ao redor foram isoladas.
Ainda de acordo com o jornal, as autoridades não sabem quais são as causas do acidente e farão uma perícia no local na manhã deste domingo (7). O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), afirmou, em entrevista, que os extintores tinham sido revisados em menos de 30 dias.
Não há informação se havia ou não pessoas dentro do prédio na hora em que começou o incêndio. A Guarda Municipal reforçará a segurança do prédio para evitar saques nas lojas que permanecem intactas.
O Mercado Público foi inaugurado em 1869. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o prédio foi restaurado na década de 1990. Este é o quarto incêndio que atinge o local. Segundo informações da prefeitura, a construção já havia sido atingida por outros três incêndios, nos anos de 1912, 1976 e 1979.