Um incêndio atinge parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, no município de Andaraí. Por causa do tempo seco e dos ventos, o fogo se alastra rapidamente pela vegetação, segundo o vigilante do parque José Milton Nepomuceno.
Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia atuam na região para controlar o fogo. “Já é o terceiro dia de fogo, se hoje não apagarem, amanhã vão usar uma aeronave para ajudar”, disse o funcionário do parque.
Ontem (12), outro foco de incêndio na unidade de conservação foi controlado no município de Mucugê, mas brigadistas permanecem de plantão para evitar e monitorar novos focos. A polícia investiga se o fogo foi colocado propositadamente.
Até o momento, ainda não há estimativa oficial da área atingida.
Segundo Nepomuceno, os incêndios são comuns nesta época do ano e trazem consequências para o ecossistema do parque. “A vegetação até se recupera, mas as árvores ficam pequenas depois. E muitos animais silvestres morrem: gambás, tatus e outros”, explicou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião