Um incêndio ambiental consumiu uma área de aproximadamente 40 hectares de vegetação no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O fogo começou perto do meio-dia desta quinta-feira (1º) e foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros por volta das 17 horas.
As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O fogo teve origem perto do centro de visitantes e se alastrou até a região próxima aos arenitos.
Segundo a gerente do Parque, Maria Ângela Dalcomune, em 2011 já foram registrados quatro incêndios de proporções maiores. Somente neste ano os incêndios ambientais destruíram um total de 600 hectares do espaço, que possui 3.122 hectares. Na madrugada de quarta-feira para quinta-feira, as equipes do próprio Parque e dos Bombeiros controlaram 10 pequenos focos de incêndio. "Pelo que a gente percebe o fogo tem origem humana. Não é apenas o tempo seco que está causando esses incêndios", afirma a gerente. O último grande incêndio no local foi no início de novembro, quando foram consumidos um total de 180 hectares da área.