Um incêndio de grandes proporções atingiu, no início desta manhã, o hipermercado Condor, no bairro Raia, em Paranaguá, litoral do estado. O fogo começou por volta das 4 horas desta terça (23), quando havia no prédio apenas dois funcionários, que sairam ilesos. Por volta das 12h30, o período mais crítico da ocorrência já havia passado, mas o fogo ainda não havia sido controlado pelo Corpo de Bombeiros.
O incêndio provocou labaredas e uma faixa de fumaça que puderam ser vistos a grande distância. Mais de 40 pessoas, dos Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, com 19 viaturas, entre caminhões, carros de salvamento e ambulâncias, eram usados na operação. Além dos veículos de Paranaguá, carros de Matinhos e Pontal do Paraná, além de particulares, também foram enviados ao socorro.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros no Litoral, major Edemilson de Barros,por volta das 8h20 desta terça-feira, o fogo estava concentrado em três pontos principais e o incêndio estava confinado ou seja, não havia possibilidade de que se alastrasse para prédios vizinhos. De acordo com Barros, havia muitas chamas no local e, em condições como esta, a temperatura chega a 1,2 mil graus, o que dificulta a ação dos bombeiros. Em função do calor, os homens lançavam água a uma distância de segurança, para diminuir a caloria. Posteriormente, a equipe tentaria o controle do incêndio e o rescaldo.
Por volta das 10 horas, já não havia grandes labaredas no local e o Corpo de Bombeiros trabalhava para conter focos do incêndio nos fundos do prédio, onde funcionava o depósito do mercado. O teto do prédio não resistiu ao calor e desabou.
Informações extra-oficiais dão conta de que o fogo teria se iniciado na panificadora do mercado, mas os Bombeiros não confirmam a hipótese.
A perda do prédio do hipermercado Condor é lamentada pela comunidade parnanguara também porque o local continha o único cinema da cidade, que contava com duas salas.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Condor informou que lamenta a tragédia e garantiu que os cerca de 325 funcionários que trabalhavam na unidade não serão demitidos. Os trabalhadores devem ser transferidos preferencialmente para a filial da rede no centro de Paranaguá ou, conforme a demanda, para outras lojas.
De acordo com a assessoria de imprensa, uma perícia será realizada para apurar as causas do incêndio. O prédio estava protegido por seguro e, após o trâmite normal, as instalações devem ser reconstruídas.
A Rede Cinesystem Cinemas também informou, por meio de nota, que não pretende dispensar os funcionários no momento. A empresa afirmou que dentro do menor prazo possível estará reinaugurando o Cinesystem Paranaguá.