Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila"| Foto: Divulgação

Um incêndio destruiu parte da Igreja do Portão, entre as ruas Avenida República Argentina e João Bettega, em Curitiba, na manhã desta quinta-feira (8). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi de grandes proporções e parte do teto da cúpula (que fica em cima do altar) da igreja caiu.

CARREGANDO :)

Não havia ninguém na igreja e não houve feridos, apenas danos materiais. O fogo começou por volta das 6 horas. Os bombeiros dos postos do CIC, do Portão e do Centro levaram três horas para conter as chamas. A situação foi controlada por volta das 8h30.

Aproximadamente 30 bombeiros participaram da ação. Ainda não são conhecidos os motivos do incêndio, mas acredita-se que pode ter havido um problema na fiação elétrica da igreja, que há quatro meses foi trocada. Como ainda há o risco de desabamento sobre o altar, a igreja foi interditada pela Defesa Civil.

Publicidade

Os casamentos que estavam marcados e as missas diárias serão transferidas para a igreja nova do Portão, que fica a uma quadra da antiga que pegou fogo. A igreja nova fica na Rua João Bettega 206, na esquina com a rápida que liga o Centro ao Pinheirinho.

De acordo com o site da enciclopédia eletrônica Wikipédia, a Igreja do Portão foi construída entre 1916 e 1928 e é bastante tradicional no bairro. A igreja é tombada pelo patrimônio histórico de Curitiba.

Reunião

De acordo com o padre Alexandre Alves Filho, pároco da igreja, na tarde desta quinta-feira será realizada uma reunião entre a Defesa Civil e engenheiros para saber quanto tempo a igreja ficará interditada, e como será feita a reforma.

"A perícia técnica vai dizer qual foi a causa do incêndio, mas posso afirmar que o fogo veio de cima para baixo. Todo o madeiramento do altar e as pinturas laterais foram preservadas. As pinturas antigas, que estavam no teto sobre o altar foram todas destruídas", explicou o padre Alexandre, que chegou 10 minutos depois que o princípio do incêndio foi observado.

Publicidade

Segundo o padre, entre 100 a 150 pessoas freqüentam diariamente a igreja. "Durante a semana utilizamos a igreja antiga e aos fins de semana a igreja nova", explicou.

Susto

A moradora Adriana Ribeiro, que mora perto da igreja acordou assustada nesta quinta-feira com o barulho da sirene dos bombeiros. "Acordei às 6h33 e vi a fumaça do incêndio. Moro no 10º andar e fiquei assustada de ver o fogo se alastrando. É triste ver uma igreja pegando fogo", afirmou Adriana.

A fiel Paulina Kloss, que há 54 anos a igreja, lamentou o incêndio. "Vim na missa de noite e estava tudo legal, não tinha nada. Eu gosto muito dessa igreja", afirmou dona Paulina ao ParanáTV.

Opinião do leitor: Se você vive ou viveu na região da Igreja do Portão deixe aqui seu depoimento sobre este símbolo do bairro.

Publicidade