O incêndio que atingiu o Parque Estadual do Pico Paraná, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba, destruiu 10 hectares (100 mil metros quadrados) de mata nativa. O fogo começou na noite de quarta-feira (3) e 50 pessoas, entre bombeiros e voluntários, trabalharam no combate as chamas. Todos os focos foram controlados na tarde desta sexta-feira (5).
O local mais atingido foi um morro denominado Tucum, que dá acesso ao Morro Camapuã, localizado próximo à rodovia BR-116 (que liga Curitiba a São Paulo), na porção Norte da Serra do Mar. Os bombeiros utilizam um helicóptero, além de bombas costais (semelhante a um pulverizador) com capacidade para 20 litros de água e abafadores para controlar as chamas.
O fogo foi controlado por uma força-tarefa formada por homens do Corpo de Bombeiros, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Defesa Civil, além de voluntários da Federação Paranaense de Montanhistas (Fepam). Uma pequena equipe deve fazer uma varredura no local neste sábado (6) em busca de outros focos de incêndio. Ainda não se sabe as causas do incêndio.
Em setembro do ano passado, um incêndio destruiu 70 hectares na divisa entre os parques estaduais Pico Paraná e Roberto Ribas Lange. O fogo consumiu completamente o Morro Getúlio, que integra o conjunto de montanhas Pico Paraná.
O IAP estuda implantar, no Pico Paraná, o modelo de gestão em funcionamento em outros parques estaduais, como o Pico do Marumbi e Caminho do Itupava, Vila Velha e Guartelá. Para isso, foram realizadas reuniões com representantes da prefeitura de Campina Grande do Sul e também da Fepam. O plano é integrar os envolvidos com a proteção da área.
O modelo de gestão, inclui ainda, um projeto de combate à incêndio e monitoramento florestal, manutenção de trilhas, instalação de sinalização, ações de busca e resgate, para garantir a integridade da unidade de conservação e dos visitantes.
Parque
O Parque Estadual Pico do Paraná foi criado em 2002 e possui 4,3 mil hectares de mata atlântica. O parque abriga algumas das maiores formações rochosas do estado, entre as quais, o Pico do Paraná, o Ibitirati, o Ciririca, o Agudo da Cotia. O Pico Paraná com 1.877 metros é o mais alto do Sul do país.
Em setembro do ano passado, um incêndio destruiu 70 hectares na divisa entre os parques estaduais Pico Paraná e Roberto Ribas Lange. O fogo consumiu completamente o Morro Getúlio, que integra o conjunto de montanhas.