O incêndio que destrói a vegetação de parte do Parque Nacional de Ilha Grande, em Altônia, na divisa do Paraná com o Mato Grosso Sul, continua fora de controle. Segundo informações do Paraná Tv, homens do Corpo de Bombeiros, funcionários de órgãos ambientais e voluntários trabalham como podem para tentar controlar o fogo, mas até o início da tarde desta quarta-feira a queimada estava cada vez mais forte, alimentada pelos fortes ventos.
A direção do parque informou que mais 20 bombeiros se uniram aos cinco que já estavam no local para combater o fogo. Além disso, mais de 30 voluntários que integram a Brigada de Incêndio do Ibama estão no local auxiliando no trabalho. A tática continua a mesma dos últimos dias: abrir clareiras na mata para evitar que as chamas se espalhem. Além da vegetação, os animais do parque sofrem com o incêndio.
O fogo tomou conta da parte central de Ilha Grande, que é a maior, com cem quilômetros de extensão. Estima-se que já foram queimados mais de seis quilômetros de extensão e uma área de pelo menos 1,5 mil hectares da ilha. Nem mesmo a chegada de um helicóptero, vindo de Santa Catarina, na tarde de terça-feira amenizou a situação. Com a aeronave, os bombeiros conseguem determinar a área que está sendo queimada e orientar o combate.
O último incêndio no Parque Nacional, que tem cerca de 200 ilhas, foi em agosto do ano passado e atingiu três delas. O fogo só apagou com a chuva. O que mais preocupa o Corpo de Bombeiros agora é que não há previsão de mudança no tempo e o clima seco favorece a queimada. Ainda de acordo com a direção do parque, outra aeronave já foi requisitada para ajudar no combate ao fogo.