O incêndio de grandes proporções que atingiu o Shopping Nova América, em Del Castilho, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, 16, foi controlado por volta das 15h40, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas. As equipes ainda trabalham para extinguir focos isolados no prédio. Pelo menos cem homens de dez quartéis (Méier, Ramos, Central, Vila Isabel, Caxias, Jacarepaguá, CSM, Irajá, Nova Iguaçu e GBS) e trinta viaturas atuam no local.
De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, o fogo começou por volta de meio-dia em uma das lojas. Somente alguns restaurantes da praça de alimentação estariam funcionando a partir das 11h desta segunda-feira, por causa do carnaval. Com o início do incêndio, foram fechados.
Por volta de 13h50, era possível ver parte de uma das paredes da construção desabando. O fogo tomou todo o telhado do shopping, que funciona no prédio de uma antiga fábrica têxtil e foi inaugurado em 1995. O empreendimento tinha mais de 300 lojas.
Apesar do incêndio, de acordo com o MetrôRio, a Estação Del Castilho, que fica ao lado do shopping, está aberta. Três faixas da Avenida Pastor Martin Luther King, na altura do empreendimento, foram interditadas. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), homens da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) prestam apoio aos motoristas no local.
Uma moradora da região afirmou ter visto o momento em que o incêndio começou a se alastrar. "A fumaça está muito alta aqui", contou. "Eu não imaginava que o shopping pudesse pegar fogo assim tão rápido, do nada. As chamas estavam só em um ponto e, logo depois, foram se alastrando. Tinha gente na Rua do Rio (uma das praças de alimentação do shopping) e saíram todos correndo", relatou ela, que costumava frequentar o Nova América.
HistóriaAté 1991, o imóvel atingido pelo incêndio desta segunda-feira abrigou uma das mais importantes indústrias do setor têxtil do Rio. Era a Companhia Nacional de Tecidos Nova América, nascida em 1925 e instalada em uma construção de grandes fachadas de alvenaria, em estilo manchesteriano. A empresa entrou em crise durante a ditadura militar (1964-1985). Para tentar evitar a falência, seus operários se mobilizaram e conseguiram em 1984 uma audiência improvisada com o então presidente João Figueiredo.
Quase falida, a empresa acabou incorporada pelo estatal Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas não por muito tempo. Depois, foi reprivatizada e passou a ser parte da Multifabril Industrial Têxtil S.A. Em 1991, sua produção foi desativada e transferida para outra fábrica, a Unidade Fonte Limpa, em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
As instalações da velha Nova América ficaram fechadas até 1995, quando, depois de reformadas por dentro, passaram a abrigar o shopping center.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora