Um incêndio no Parque Estadual Serra Azul em Barra do Garças (516 km de Cuiabá) já destruiu em torno de 70% da área, segundo o Corpo de Bombeiros de Barra do Garças. O incêndio começou há seis dias e pode ser comparado ao incêndio que ocorreu em 2007 quando houve devastação de 90% da área.
O suboficial do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, subtenente José Franco Filho, disse que o ar seco aliado à falta de chuvas dificultam o combate ao fogo que reúne, desde o primeiro dia, homens do Exército Brasileiro, servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), brigadistas e voluntários. "Os locais são de difícil acesso. A baixa umidade do ar, altas temperaturas durante o dia e ventos forte a noite dificultam nosso trabalho. Quando controlamos um, outro começa noutro local", observou.
De acordo com a assessoria da Prefeitura local, além dos danos ambientais, o incêndio acaba provocando problemas de saúde. "Nesta época do ano há um agravamento de problemas de saúde, que pioraram nos últimos dias com a fumaça desta queimada na Serra", disse o diretor do Pronto Socorro Municipal de Barra, Jaíltoin Pereira
O combate ao fogo acontece por terra e pelo ar com apoio de uma aeronave com capacidade de cerca de três mil litros de água. Com uma área de 10 mil hectares, o Parque é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio pode ter começado acidentalmente.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião