O incêndio que atingiu na tarde desta sexta-feira, 29, o auditório do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, deixou 12 pessoas feridas - 11 bombeiros e um brigadista.
Pelo menos 27 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Parte da Avenida Auro Soares de Moura Andrade foi liberada no sentido centro. No sentido oposto, a via continuava bloqueada até o fim da tarde. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), algumas linhas de ônibus que circulam pela região foram desviadas.
As Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passam ao lado do Auditório Simon Bolívar, e na Linha 3-Vermelha do Metrô, que fica quase embaixo do prédio em chamas, não foram afetadas. As duas empresas, controladas pelo governo do Estado, decidiram não interromper a circulação dos trens.Estrutura de auditório atrapalhou ação dos bombeiros
O diretor-presidente do Memorial da América Latina, o cineasta João Batista de Andrade afirmou que a estrutura em forma de abóbada (arredondada) atrapalhou a ação dos bombeiros que combatiam o incêndio que atingiu o local na tarde de hoje em São Paulo.
De acordo com informações preliminares, o incêndio teria começado na parte B da plateia do auditório Simon Bolívar, após um curto-circuito de uma lâmpada de emergência. O fogo teria se alastrado no carpete que forra o local.
"A fumaça se acumulou no teto e na estrutura de concreto. Isso atrapalhou até o bombeiros a saber onde era o foco de incêndio", disse Andrade. Ele afirmou que todas as vistorias do Corpo de Bombeiros estavam em dia.
Segundo Andrade, ainda não é possível calcular o prejuízo causado pelas chamas. "Mas para o patrimônio cultural, já é uma grande perda", disse.
Uma tapeçaria da artista Tomie Othake, que atravessava toda a extensão do auditório Simon Bolívar, foi danificada pelas chamas. Segundo Andrade, a obra pode ser recuperada porque a instituição tem os desenhos originais da artista.
O auditório tinha capacidade para 1.600 pessoas - 800 em cada ala. O cineasta afirmou, também, que o Memorial tem seguro de todas as obras artísticas do local.Para este fim de semana, estava previsto um evento de hip-hop no auditório que pegou fogo.
Moraes impede viagem de Bolsonaro aos EUA para participar da posse de Trump
Mudança no monitoramento de conteúdo do Facebook põe em xeque parceria com o TSE
Após derrota do governo com o Pix, grupo vai acionar Nikolas Ferreira na Justiça; assista
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora