O incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande, na cidade de Guaíra, no extremo Oeste do Paraná, foi controlado na tarde desta segunda-feira (2). O Corpo de Bombeiros ainda está no local atingido fazendo o trabalho de rescaldo. O fogo começou no sábado (30) e destruiu aproximadamente 5 mil hectares.
De acordo com o analista ambiental do Parque Nacional, Paulo Roberto Machado, o fogo atingiu locais de difícil acesso do parque. "Existem algumas áreas alagadas e o fogo pegou por cima da vegetação. Estamos há mais de 30 dias sem uma chuva significativa na região e a vegetação seca facilita a propagação das chamas", explicou Machado.
Para chegar ao local do incêndio, os bombeiros tiveram que usar barcos. "Fizemos um aceiro, que consiste em retirar uma vegetação com trator para que o fogo não passe por esse trecho", explicou Machado.
A maior parte do fogo, 80%, atingiu a vegetação rasteira do Parque Nacional, que consiste em capim de aproximadamente 1 metro de altura. As árvores maiores ficam mais nas margens da Ilha Grande. A ilha é a maior do parque nacional de mesmo nome com cerca de 50 mil hectares. O último incêndio na reserva foi em junho do ano passado e destruiu 70% da área.
O arquipélago que forma o parque nacional possui 78 mil hectares, numa extensão de 100 quilômetros entre Guaíra e Icaraíma, no Rio Paraná. A área queimada chega a 7% do total do parque. Por volta das 16h, o analista ambiental estava no local do incêndio para a avaliar os danos provocados ao meio ambiente.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora