A Araupel divulgou nota na tarde da segunda-feira (10) acusando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de promover um incêndio criminoso que acabou por atingir uma reserva legal. De acordo com a empresa, os focos de incêndio começaram em uma área de reflorestamento devastada pelos sem-terra e se alastrou durante o dia.
Foram três focos de incêndio nas proximidades do acampamento Herdeiros da terra de 1.º de maio, que fica na divisa dos municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, região Centro-Sul do Paraná. Ao todo, 186 hectares ficaram em chamas.
O MST refutou a acusação e também classificou o incêndio como criminoso. De acordo com Wellington Lenon, que integra o movimento, os próprios integrantes do MST auxiliaram no combate às chamas. Ele ainda ressaltou que é preciso identificar os responsáveis pelo ato que teria sido praticado para incriminar o movimento.
Seca
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros, entre 21 de junho até ontem foram registrados 1.355 casos de incêndios em vegetações e em florestas no estado – 40,2% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a corporação atendeu a 966 ocorrências do tipo.A forte massa de ar seco, que tem mantido há quase três semanas o céu azul e as temperaturas elevadas em todo o Paraná, é a principal causa desse aumento no número de incêndios ambientais no estado desde o início do inverno.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora