Foz do Iguaçu - Em maio, Foz do Iguaçu vai entrar oficialmente no mundo da Astronomia com a inauguração do Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O empreendimento, que será aberto à comunidade, quer incentivar novos astrônomos amadores na região Oeste e divulgar a Astronomia.
Primeiro da região e considerado um dos dez maiores do Brasil, o polo terá um planetário ambiente onde se reproduz o céu estrelado de qualquer região da terra com capacidade para 70 pessoas e um observatório astronômico. No observatório, estarão disponíveis cinco equipamentos: telescópio refletor newtoniano, telescópio solar, luneta, câmara fotográfica de alta resolução para fazer imagens de astros e um telescópio Schmidt-Cassegrain, o principal instrumento. O Schmidt-Cassegrain, com abertura de 28 centímetros e capacidade para aumentar imagens em até 500 vezes, será instalado na cúpula do observatório, com diâmetro de seis metros.
O coordenador do polo, o astrônomo amador e geógrafo Janer Vilaça, diz que, além da observação, haverá atividades culturais relacionadas à Astronomia, entre elas apresentações teatrais, musicais, exposições itinerantes e palestras. Outro espaço é uma sala de aula voltada para promover estudos de Ciências e Astronomia e capacitar professores e alunos. "Vamos criar um clube de Astronomia no polo".
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora