O índice de mortalidade infantil registrado no Paraná recuou 35% nos últimos anos. É o que aponta matéria divulgada da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo do estado. Entretanto, a nota não menciona qual o número de mortes por crianças nascidas no estado, nem o período de comparação levado em consideração na pesquisa.
Para a Secretaria de Estado da Saúde, o programa Leite das Crianças responsável pela distribuição de 170 mil litros de leite por dia (segundo o governo do estado) para crianças de zero a quatro anos de idade é um dos fatores que contribuiu para a redução da mortalidade infantil. Segundo o secretário estadual da Saúde, Carlos Augusto Moreira, em 2002, cerca de 8% das crianças do Paraná tinham sobrepeso.
Em entrevista ao portal do governo, o secretário também ressaltou que a mortalidade materna também teve queda no estado. De acordo com Moreira, no ano 200, eram registradas 49 mortes a cada grupo de 100 mil gestantes. Hoje, este índice é de 39 para cada 100 mil. "Queremos chegar a 35, até 2015", disse o secretário, à AEN.