Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Xingu

Índios fazem funcionários da Funasa reféns em MT

Índios de cinco etnias do Xingu fazem reféns funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Canarana (MT), desde o início da tarde desta terça-feira (18). De acordo com o que afirmou o cacique Yefucá Kaiabi ao G1, onze funcionários estão impedidos de deixar o prédio da Fundação. Os índios reivindicam melhores condições de assistência médica.

Procurada pelo G1, a Funasa afirma que 12 funcionários estão sob o poder dos índios. De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, os índios pedem a permanência de uma parceria entre a Funasa e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) para serviços de saúde prestados à comunidade indígena.

O contrato da parceria termina em 30 de novembro, mas, segundo a Funasa, já foi prorrogrado até 31 de março. Depois desse prazo, novas reuniões devem ser realizadas para discutir se a parceria com a Unifesp permanece ou se outra universidade passará a atender a comunidade.

Em um fax enviado à direção da Funasa, em Brasília, os índios exigem a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em Canarana. Eles querem discutir a responsabilidade do Ministério sobre a saúde nas aldeias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.