Um grupo de 35 indígenas ficou desabrigado por causa das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul durante o fim de semana. Segundo a Defesa Civil, eles vivem em uma reserva em São Valério do Sul (RS), mas estavam acampados em Panambi (RS). Com a enchente que atingiu a cidade, eles tiveram de ser removidos para um ginásio.
"Eles são nômades, produzem artesanato e viajam para vender os objetos. Como o nível do rio Fiúza subiu, eles perderam a produção e o acampamento, então foram levados para um ginásio da cidade", disse ao G1 o sargento Brito, da Defesa Civil estadual.
De acordo com Brito, os indígenas devem retornar para a reserva em São Valério do Sul até a terça-feira (29).
Em Panambi, o nível do rio que cruza a cidade chegou a ficar 10 metros acima do normal.
164 desalojados
De acordo com o balanço do órgão divulgado pela Defesa Civil nesta segunda-feira (28), 164 pessoas estão desalojadas no estado.
Os municípios de Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Alegrete, Não-Me-Toque, Fagundes Varela, Santa Cecília do Sul, Bom Jesus e Getúlio Vargas enviaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) à Defesa Civil. Apesar do envio da documentação, segundo a Defesa Civil, os municípios ainda não decretaram situação de emergência.
Em Veranópolis, muitas ruas ficaram alagadas. Uma ponte foi interditada e prefeitura confirmou um óbito por causa das chuvas.
Em Maximiliano de Almeida, cerca de quatro mil pessoas afetadas pela enchente, que deixou 28 imóveis danificados. Em Paim Filho, duas mil pessoas foram afetadas e 100 imóveis ficaram danificados.
Já em Não-Me-Toque, há cerca de três mil afetados e dez edificações foram danificadas.
Em Santa Cecília do Sul, ocorreram danos em estradas e lavouras da área rural, abastecimento de água e energia e nos sistemas de transporte e comunicação. Já em Getúlio Vargas, há cerca de 400 pessoas afetadas, dez desalojadas e 77 residências danificadas.
Houve danos em estradas em São Marcos, São Jorge, Lajeado e Cotiporã.
Em Alegrete, 22 residências foram danificadas. Já em Fagundes Varela, 280 pessoas foram afetadas e uma residência ficou danificada.