• Carregando...

Boa Vista - Índios favoráveis à demarcação contínua da terra indígena Raposa Serra do Sol se preparam para fazer manifestações amanhã em Brasília e em Roraima. O objetivo é pressionar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a concluírem o julgamento sobre a legalidade da demarcação da área, interrompido duas vezes, em agosto e dezembro do ano passado. A sessão será retomada amanhã, com o voto do ministro Marco Aurélio Mello. O placar está em oito votos favoráveis à demarcação contínua e nenhum contra.

O índio macuxi Dionito José de Sousa, coordenador do Conselho Indígena de Roraima, pretende reunir perto de 3,5 mil pessoas nas manifestações da campanha ‘Anna, Pata, Ana Yan’ (Nossa Terra, Nossa Mãe).

O distrito de Surumu, palco dos mais recentes conflitos envolvendo índios e não índios, deverá concentrar o maior número de manifestantes, cerca de 3 mil. O restante vai se reunir na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista. No plenário do STF haverá pelo menos 40 lideranças indígenas.

O superintendente da Polícia Federal em Roraima, José Maria Fonseca, informou que uma operação para retirada de fazendeiros, arrozeiros e habitantes não índios da área será executada após a decisão do STF. Ponderou, entretanto, que será estabelecido um prazo para a saída dos não índios. Embora prefira não falar em datas, ele acredita que 30 dias seja tempo razoável para a liberação completa da reserva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]