• Carregando...

Vestidos com traje tradicionais, com rostos pintados, chocalhos nas mãos e entoando canções de protesto, cerca de 250 indígenas percorreram o Salão Verde da Câmara nesta quinta-feira (8).

O manifesto é contra possíveis avanços na Casa da proposta que altera a Constituição e transfere da União para o Congresso a prerrogativa de aprovar e ratificar a demarcação das terras indígenas.

"Com a bancada ruralista que está ai, nunca mais vamos conseguir demarcar terras indígenas", disse Sonia Guajajaras, uma das representantes do grupo indígena.Segundo ela, outro tema que também causa apreensão aos indígenas é a portaria 303/2012, de autoria da AGU (Advocacia Geral da União). "A portaria traz vários limites para o usufruto dos povos indígenas, além de instalar empreendimentos em nossas terras sem que nós possamos ser consultados", afirmou Guajajaras.

Segundo ela, após encontro com o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) e com o ministro Luís Inácio Adams (AGU), recebeu a garantia de que a portaria não será publicada enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) não decidir sobre a questão da demarcação de terras indígenas.Atualmente, o Supremo precisa concluir a análise de recursos envolvendo a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

De acordo com os manifestantes estavam presentes no manifesto povos da Estados do Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]