Trinta e cinco famílias de índios Guaranis, Caingangues e Xetás deverão desocupar uma reserva ambiental de Curitiba até o fim deste ano. Há cinco anos os índios ocuparam a Estação Ecológica do Cambuí, que fica em Curitiba quase na divisa com São José dos Pinhais, na região metropolitana.
A reserva faz parte do Parque Iguaçu e no local são permitidas somente construções para fins de pesquisa. Segundo reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, no dia 19 de abril deste ano a prefeitura fez um acordo com os índios e cedeu outra área para eles morar.
No entanto, as novas casas ainda não foram construídas. A prefeitura ainda não tem o recurso, que está sendo negociado com o governo federal, para fazer as novas casas. Os índios vivem em situação precária no Cambuí. A única renda que conseguem é com a venda de artesanato.
A prefeitura de Curitiba acredita que até o fim do ano as novas casas já estejam construídas. "É um projeto bastante simples. São 35 casas, já temos o terreno e o projeto padrão das casas. Acredito que será uma questão rápida. Em 30 dias devemos ter a definição da verba e aí vamos abrir o processo licitatório", afirmou a diretoria técnica da Cohab, Teresa Oliveira.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora