O número de brasileiros infectados com tuberculose caiu 3,54% no ano passado em relação a 2010, com a Região Sudeste liderando o recuo na taxa de incidência da infecção. Na última década, o número de casos por 100 mil habitantes caiu 15,9% em todo o país. A mortalidade da doença teve uma queda ainda mais expressiva, de 23,4%, para três óbitos a cada 100 mil habitantes.
O Ministério da Saúde atribuiu o avanço ao aumento dos gastos em ações de controle. Desde 2002, o orçamento destinado ao combate da tuberculose aumentou 14 vezes, saindo de R$ 9,46 milhões para R$ 134,5 milhões no ano passado.
Apesar do recuo no número de casos, o governo reconhece que a doença ainda preocupa. A tuberculose é a quarta causa de óbito por doenças infecciosas no país e a primeira entre pacientes com aids. Apenas em 2011, 4,6 mil pessoas morreram em decorrência da tuberculose no país, segundo dados preliminares. A transmissão da tuberculose é feita pelo ar. Entre os sintomas estão tosse por mais de três semanas, febre, suor, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora