Londrina é a única cidade paranaense que tem um contrato formal com as famílias que trabalham na coleta de lixo, o que ajuda a manter as crianças longe da atividade. Nos outros municípios, a informalidade leva meninos e meninas para a coleta. Os meios para erradicar o trabalho infantil nessa atividades serão discutidos a partir de hoje, em um simpósio internacional em Curitiba. O objetivo é debater alternativas sustentáveis e que gerem renda às famílias.
Um dos problemas a serem enfrentados é a falta de estatísticas oficiais sobre o número de crianças na atividade. Segundo a procuradora do Trabalho Marga-reth de Matos Carvalho, isso ocorre porque em levantamentos como a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) não há entrevistas em áreas de ocupação. "90% desses trabalhadores estão nesses locais. O trabalho de crianças na coleta é algo comum a todas as grandes cidades", diz. "Toda vez que se fala em contratos administrativos há muitos recursos e é difícil que eles sejam destinados ao lado social. Cada vez que se vê uma criança vivendo do lixo, a culpa é do município e não da família".
Na avaliação da auditora fiscal do Trabalho Fernanda Matzenbacher, o trabalho precoce é prejudicial porque a criança deixa de ir à escola e brincar. "Em relação ao lixo, a situação é pior. Os meninos e meninas estão expostos a doenças e substâncias tóxicas, além da degradação moral".
Serviço:
Simpósio Internacional Estratégias para a Erradicação do Trabalho Infantil na Coleta do Lixo: hoje e amanhã, a partir das 10 horas, no Ministério Público do Trabalho, na Avenida Vicente Machado, 84, Centro. O evento será transmitido no site.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião