- O Governo do Paraná promove, sim, desde 2003, uma ampliação dos quadros de pessoal do funcionalismo público do Estado. E essas contratações têm sido feitas por concursos públicos. Depois de anos, o governo voltou a investir em concursos para reforçar os quadros do magistério do ensino básico, das faculdades e universidades estaduais, das polícias Civil e Militar, do sistema penitenciário, da área de saúde, de assistência social e administrativa.
- Contestamos a avaliação de que essa ampliação dos quadros caracteriza "inchaço" da máquina. Pelo contrário. Quem acompanha o cotidiano do serviço público sabe bem que, devido à ausência, durante anos, de contratações, houve esvaziamento gradativo dos quadros de pessoal. Isso levou à escassez de funcionários na prestação dos serviços públicos o que, todos sabemos, resulta em queda na qualidade dos serviços prestados.
- Para dar conta, pois, dos investimentos em serviços e ações implementados pela atual gestão se fez imprescindível a retomada de concursos para contratações de servidores efetivos para funções básicas de Estado educação, saúde, segurança pública, assistência social e gestão da máquina pública.
- Como mencionado, a ampliação dos quadros de pessoal se deu pela contratação de concursos públicos, de absoluta e reconhecível transparência. Portanto, quando o Governo do Paraná contratou mais de 36 mil professores do ensino básico, 8,6 mil técnicos-administrativos e 2,3 mil agentes de apoio para as escolas, 3,6 mil policiais civis e militares, 1,2 mil agentes penitenciários, 600 novos técnicos e professores para as instituições de ensino superior, 800 educadores sociais, mais de 600 profissionais de saúde, 200 profissionais para a agricultura, entre outros, de forma alguma promoveu "inchaço" da máquina com a contratação de "apadrinhados" políticos.
- Os investimentos nos quadros de pessoal não se encerraram. O Governo do Paraná mantém em andamento concursos para a Polícia Militar e para a Polícia Civil, bem como para o magistério do ensino básico. E, sempre que houver necessidade, e dentro da possibilidade legal e da viabilidade orçamentária e financeira, não vai se abster de dotar o serviço público de pessoal preparado, capacitado e em quantidade compatível com as demandas da sociedade.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora