Desde a noite de quinta-feira (2), o silêncio impera nos aeroportos brasileiros. Lembra aquela voz que alertava os passageiros para a hora do embarque e do desembarque? Não tem mais. O serviço foi cancelado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Quem estiver na área do saguão do aeroporto fazendo compras, lanchando ou circulando antes do embarque tem de ficar ainda mais atento para não perder o voo. O sistema de som da Infraero não anuncia mais os horários de chegadas e partidas dos aviões, nem faz as chamadas para os embarques.
A empresa diz que cancelou o serviço de chamadas para evitar a poluição sonora nos saguões dos terminais aéreos, já que o número de voos aumentou bastante nos últimos anos. Agora, só quando estiver na sala de embarque o passageiro contará com a mensagem sonora dada pela empresa aérea alertando para o horário do voo.
A Infraero recomenda: quem estiver no saguão não pode descuidar da leitura dos painéis eletrônicos que informam a posição dos voos. Mas o que acontece com os passageiros que têm deficiência visual? "A empresa aérea tem essa responsabilidade de conduzir o passageiro especial ou aquele passageiro que necessite de um apoio", afirmou o gerente regional da Infraero, Nilton Souza.