Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

Iniciativa estimula doação de leite

Na semana em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio), os mais de 200 bancos de leite espalhados pelo Brasil trabalham na divulgação de uma campanha buscando aumentar o número de doadoras e acabar com a queda nas doações durante o período do inverno.

Segundo dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenadora da campanha, o Brasil arrecada, anualmente, mais de 160 mil litros de leite humano beneficiando 175 mil recém-nascidos. Somente em 2013, já foram coletados cerca de 46 mil litros fornecidos para 50 mil crianças. No Paraná, são 18 pontos de coleta e mais de 18 mil litros.

A mãe que opta por doar seu leite não precisa se preocupar. Todo o sistema de entrega e coleta dos frascos para armazenar o leite humano são realizados pelo Banco de Leite. Uma vez por semana, um carro vai a casa das doadoras coletar o leite já ordenhado e deixar novos recipientes esterilizados.

"Somente em último caso e com orientação médica o leite humano é fornecido para bebês que estão em casa. Se tivéssemos mais doadoras poderíamos atender mais esses casos", explica a enfermeira Ana de Bastiani, coordenadora do Banco de Leite de Ponta Grossa.

Mãe pela segunda vez, Daniele Soares, 21 anos, não quer repetir o mesmo erro duas vezes. Quando ganhou sua primeira filha, a jovem tinha muito leite, mas, por desconhecimento, acabou não doando. "Jogava leite fora". Ela conta que foi através de uma propaganda da campanha que ficou sabendo como proceder. "Se milha filha estivesse precisando, que ia querer que alguém doasse para ela".

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.